A Escola Municipal Indígena Pai Chiquito, na Aldeia Panambizinho formou a primeira turma do ensino médio de estudantes indígenas. Foram 16 alunos concluintes de mais essa etapa e que já se preparam para ingressarem no ensino superior.
O deputado Laerte Tetila, que não pode estar no evento e parabenizouo esforço dos alunos e da escola, durante contato com a coordenação . "Agora esse grupo está apto à ingressar na vida acadêmica, seguindo o exemplo dos mais de 200 universitários das Aldeias Jaguapiru e Bororó em Dourados".
Os alunos do ensino médio antes se deslocavam até uma escola na Vila Vargas, mas desde julho de 2011 contam com uma extensão na própria aldeia, facilitando a vida de todos. A escola Pai Chiquito conta com aproximadamente 110 alunos indígenas. Segundo a coordenação do ensino médio, neste segundo semestre os formados vão fazer a classificação para o "Tekô Arandu", curso de Licenciatura Indígena, da Universidade Federal da Grande Dourados, com habilitações em Linguagens, Matemática, Ciências Sociais e Ciências da Natureza.
O Tekô Arandu foi criado em 2006, através da iniciativa da comissão interinstitucional, da qual a Fundação Nacional do Índio faz parte. As Coordenações regionais da Funai de Dourados e Ponta Porã, têm acompanhado de perto este processo de formação e apoiado o Movimento dos Professores Guarani e Kaiowá que teve atuação protagonista nesta iniciativa. "Os cursos de licenciatura indígena são necessários, para atender a demanda de formação de professores indígenas", alega do deputado Laerte Tetila. O curso Teko Arandu, que significa Viver com Sabedoria, atende as etinias Guarani e Kaiowá.
Fonte: deputado Tetila
Nenhum comentário:
Postar um comentário