sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vander acusa governo de sucatear rede pública para diminuir responsabilidade com a saúde

Candidato a prefeito de Campo Grande, o deputado federal Vander Loubet (PT) considera um “absurdo” o fato de o Governo do Estado destinar aparelhos de radioterapia doados pelo Ministério da Saúde ao setor privado. Para ele, a política do governador André Puccinelli (PMDB) é de sucatear a rede pública para diminuir a responsabilidade com o atendimento na saúde.

“É um absurdo colocar dinheiro público no setor privado”, criticou. Para ele, a partir do momento que governo deixa de investir na rede pública atua pelo sucateamento do serviço e, consequentemente, pelo esvaziamento de hospitais públicos. Neste sentido, ele defende o tratamento de “saúde como investimento e não despesa”.

No entendimento de Vander, com investimento e gestão eficiente é possível atender a demanda. “Quanto mais a gente investir, melhor o atendimento ficará. Se somando a isso, é preciso atuar na prevenção. Uma boa alternativa, é o Programa de Saúde da Família (PSF), que dispõe médicos para visitar as casas e alertar sobre cuidados necessários para evitar doenças”, sugeriu.

O candidato ainda olhou com desconfiança o fato de o Governo do Estado dispor os aparelhos a hospitais privados. “A iniciativa privada só quer o que dá lucro”, ponderou. “Se a União está dando R$ 34,3 milhões para construir a unidade de radioterapia, instalar e formar operadores dos novos equipamentos, não há justificativa plausível para não dispor o serviço em uma entidade pública”, concluiu.

Pelos planos da secretária de Saúde Beatriz Dobashi e do governador, o Hospital do Câncer Professor Dr. Alfredo Abrão, a Santa Casa e o Hospital Evangélico de Dourados receberão os cinco novos aceleradores lineares.

Fonte: Midia Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário