O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, apresentou ações estratégicas do Ministério da Saúde a cerca de 350 gestores de saúde do Mato Grosso do Sul. A apresentação ocorreu durante o 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do estado. Na ocasião, na qual representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário lembrou a importância do município na expansão dos programas do ministério e enfatizou a necessidade que eles ampliem a adesão às redes de atenção e programas como a Rede Saúde Toda Hora (atendimento de urgência e emergência), Rede Cegonha (cuidados a mães e bebês) e plano “Crack, é possível vencer” de enfrentamento às drogas.
"É importante participar de um encontro desses. Isso porque é uma oportunidade de conversarmos para identificar o que bloqueia, trava ou retarda o avanço do SUS. Essa é uma excelente forma de evoluir", disse Helvécio, lembrando ainda que os e as secretarias municipais de saúde devem procurar o Ministério da Saúde para aderirem a alguns programas do Ministério. “Não é algo de cima para baixo. Ninguém melhor que o próprio município para identificar as necessidades locais. Por isso ressalto a importância que nos (Ministério da Saúde) procurem e apresentem seus projetos”, destacou Helvécio na abertura do Congresso.
Em seguida o secretário proferiu uma palestra de uma hora, na qual apresentou as redes do Ministério da Saúde e falou sobre a necessidade de mais encontros como o de Mato Grosso do Sul. "Isso permite um trabalho mais coeso e com troca de experiências", concluiu.
O 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul foi realizado sexta-feira (2) , no Centro de Convenções da capital do estado.
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário