Dando seqüência ao ciclo de debates, com temáticas voltadas para mulher, a Comissão de Eficácia Legislativa da Câmara Municipal de Campo Grande, composta pelos vereadores Thais Helena (presidente), Paulo Pedra (vice) e Grazielle Machado (membro) realizou nesta sexta-feira mais uma Audiência Pública para debater o tema “Mulher e o Direito a uma Vida Saudável”.
Durante a reunião foram apontados encaminhamentos para serem sistematizados não só para o município de Campo Grande, mas também para todas as cidades do interior do Estado de Mato Grosso do Sul.
Dentre as propostas mencionadas em plenária estão à busca pelo atendimento no horário flexível para a mulher, nas unidades de saúde, humanização da saúde, divulgação do hospital da mulher, treinamento aos operadores de saúde, como os agentes de saúde para uma melhor orientação às mulheres no sentido de promover e intensificar a saúde preventiva, busca por vida saudável, campanha de prevenção à hipertensão, implantação de uma Vara da Infância e Adolescência na rodoviária de Campo Grande, realização de campanha contra o agrotóxico dentre outros. “Sabemos que a saúde tem muitas criticas, mas temos que buscar inaugurar um novo momento para a saúde preventiva para a mulher, as mulheres estão morrendo por câncer de mama e colo do útero”, alertou a vereadora Thais Helena.
Para Ilda Guimarães de Freitas, da Secretaria Estadual de Saúde, as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher só irão com a buscar da mulher pelos seus direitos. “É muito importante discutir isso. As mulheres que nos procuram para fazer preventivo são mulheres que apresentam alguma alteração, por isso mais do que nunca gente precisa lutar para que a informação chegue até a mulher. O primeiro sinalizador que uma mulher tem de ter é mudança de atitude”, reconheceu Ilda Guimarães Freitas.
“A Mulher quando está em tratamento de câncer é discriminada, e às vezes pelo seu próprio marido. A Rede Feminina de combate ao câncer trabalha no acolhimento a esta paciente. Precisamos de um canal direto entre a Rede Feminina e a secretaria de saúde para ajudar na agilização de consultas de mulheres vindas do interior do estado”, acrescentou a diretora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rosangela Ferreira Monteiro.
A Audiência Pública contou com a participação dos vereadores Marcos Alex (PT) e profª Rose (PSDB), e demais autoridades.
No próximo dia 23, o tema a ser debatido terá como pano de fundo o acesso a educação, mercado de trabalho e direitos iguais com o tema “Mulher e o direito a uma vida plena”. E na última sexta-feira do mês, dia 30, as participantes do ciclo irão abordar o tema “Mulher: quem te deu esse direito? Lutas e Conquistas”.
Fonte: Câmara de Campo Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário