sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cartilha é lançada e vereador anuncia outras ações contra acidentes de trabalho


Realizado na manhã desta sexta-feira (9), por iniciativa do vereador Alex (PT), o seminário “Ações Preventivas em Segurança e Saúde no Trabalho e na Indústria da Construção” atraiu numeroso público que lotou o Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal de Campo Grande, e já assegurou algumas ações concretas em defesa da prevenção e demais providências relacionadas à saúde e à sustentabilidade laborais. Com apoio da Fundacentro, a audiência foi prestigiada por representantes de diversas entidades de empregados e empregadores.

No evento foi lançada a cartilha que será distribuída para fortalecer as ações educativas e de mobilização preventiva nos diversos pontos de atividade laboral da construção civil e outras áreas importantes para a massificação da campanha. Logo após a audiência, Alex, autoridades e representantes classistas foram percorrer algumas frentes de obras civis na cidade para conversar com operários, engenheiros e responsáveis sobre a importância das políticas de saúde e segurança.

Haverá ainda outras ações, segundo Alex, como consequência da audiência pública e de todo o processo que começou a ser desencadeado quando o vereador solicitou, em julho, uma reunião na Câmara para discutir as causas do grande número de acidentes e encaminhar as providências.

Já naquela primeira reunião, um resultado concreto foi alcançado: a elaboração de documentos, assinados por todos os 21 vereadores e encaminhados à presidenta da República, Dilma Rousseff, e aos ministros, reivindicando medidas de proteção do trabalhador. Entre as medidas reivindicadas, Alex destaca a necessidade da imediata nomeação dos fiscais concursados para atender às necessidades do Estado e da Capital e a proibição de participação de empresas informais em obras financiadas pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

“Nós queremos, pela união e pelo diálogo, mas com determinação e sem descanso, dar um basta à precarização das condições laborais, aos sistemas de semi-escravidão no trabalho a que são submetidas milhares de pessoas que precisam de uma vaga no mercado para sobreviver e, por isso, acabam se sujeitando a práticas que cedo ou tarde põem em risco sua integridade física e emocional”, argumentou Alex.

A atividade convocada pelo vereador Alex contou com a presença dos mais representativos interlocutores do universo laboral público e civil da cidade, entre os quais a presidenta da Fundação Social do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Luiza Ribeiro; o presidente do Sinduscon, Amarildo Melo; o chefe da Fundacentro, Marcelo Naghis Barbosa; a superintendente do Sesi, Maura Gabínio; o presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Cícero Ávila; e o deputado estadual Laerte Tetila. Também participaram Jofilo Moreira Lima Junior, diretor técnico do Centro Técnico Nacional da Fundacentro/SP; Samuel Freitas, presidente da CGTB; e Edson Shimabukuro, presidente da Senge/MS, além de lideranças comunitárias.

Fonte: Site do vereador Alex

Nenhum comentário:

Postar um comentário