segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Campo Grande reduz 41% índices de acidentes fatais


Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, estava entre as cidades brasileiras com o maior número de acidentes fatais de trânsito do País. Com o apoio dos Ministérios da Saúde e da Cidades, essa realidade mudou. Graças ao Projeto Vidas No Trânsito, mesmo com um aumento de 9% da frota de automóveis, houve uma redução de 41% no número de acidentes fatais  e graves. 

A secretária-adjunta de Saúde de Campo Grande, Ana Lúcia de Oliveira, explica que a receita do sucesso está na conscientização das pessoas junto às melhorias nas rodovias e na sinalização. "Nós trabalhamos muito nessa sensibilização, porque diversas pessoas perderam seus parentes, já sofreram acidentes e o principal as sequelas dessas pessoas que sobreviveram, diversos cadeirantes, pessoas imobilizadas, pessoas que eram arrimo de família e a partir daí elas deixam de ser. E também estamos mudando os sinalizadores, deixando de ser por luz que as pessoas reclamam que, às vezes, pode estar escondida atrás da árvore para ser por led."

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, projetos como esse são fundamentais no combate a violência no transito. "Projetos como esse de Campo Grande mostram que quando a Polícia Militar, governos estaduais fazem ações de fiscalização e orientação é possível reduzir o número de acidentes, por isso que o Ministério da Saúde tem defendido pros governos estaduais e Polícia Militar possam apertar a fiscalização da Lei Seca. Se beber não pode dirigir." Com o reforço nas ações, a meta de Campo Grande é reduzir a taxa de acidentes fatais  e graves para 6%.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário