terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mato Grosso do Sul avança no combate à desnutrição


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Mato Grosso do Sul, vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena, está sendo pioneiro no combate à desnutrição nas comunidades da região. O DSEI implementou os Centros de Reabilitação Nutricional, dentro do sistema de atenção básica de saúde, com o intuito de diminuir a mortalidade e o índice de doenças por causa da má alimentação. Na aldeia Sassoró, em Tacuru, a aproximadamente 500 quilômetros da capital Campo Grande, foi inaugurada a "Casa Dia Luzeleide Silveira", que atende as crianças indígenas.

O Chefe do Polo Base de Tacuru, Gilmar Rodrigues, explica que antes o combate à desnutrição era feito de forma emergencial. Segundo ele, com a criação dos chamados "Centrinhos", agora é possível combater o problema de forma completa. "Em toda a população indígena o principal fator de problemas de saúde é a desnutrição, associado, é claro, por outras causas. Os trabalhos paliativos como "Sopão" ou tratamentos emergenciais em postos de saúde não eram suficientes para combater o problema. Por isso o DSEI Mato Grosso do Sul priorizou como principal bandeira o combate a desnutrição".

A nutricionista Maira Tavares, explica a necessidade de atender, principalmente às crianças, para evitar doenças e auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual dos pequenos. "É feita uma avaliação mensal de todas as crianças. A partir desta avaliação verificamos quem são as mais necessitadas... quem estão com menor peso, as que passam necessidades em casa. Então a gente traz elas aqui para oferecer para a criança todos os nutrientes e as refeições corretas. Às vezes estas crianças comem apenas uma vez por dia, aqui não. Aqui ela come cinco. Tem algumas que já ganharam peso bom, mas não suficiente. O que elas ganhariam em um mês, elas ganharam em uma, duas semanas. A recuperação está ocorrendo. É lenta, mas tá ocorrendo"

Mato Grosso do Sul já conta com três Centros de Reabilitação Nutricional, chamados de "Centrinhos", que atendem crianças e adultos, localizados nos municípios de Dourados, Iguatemi e Tacuru, que atendem hoje 36 indígenas.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário