Foi realizado hoje pela manhã, no Centro de Campo Grande, Ato em prol dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, realizado por organizações e entidades dos movimentos sociais do estado.
O Ato foi promovido como um manifesto da sociedade civil, organizada por não indígenas e tinha como objetivo promover a reflexão e sensibilizar a população pelo fim da violência e preconceito e pela necessidade de cobrar soluções imediatas por parte do Estado brasileiro para que cumpra com suas obrigações constitucionais, pelo fim da miséria e violações de direitos humanos, pela demarcação das terras indígenas e as políticas necessárias para sustentabilidade e recuperação ambiental destes territórios, esperando-se, com isso, contribuir na construção de um estado baseado no respeito às diferenças étnicas e culturais, pelo fim do racismo, pela paz, terra, alimento, cultura, educação e saúde para todos e todas.
Cerca de 300 pessoas lotaram o calçadão das esquinas da Rua Barão do Rio Branco e 14 de Julho, onde se manifestaram diversas lideranças dos movimentos sociais e representantes da CPT, CEDAMPO, CONLUTAS, CIMI, CUT, CDDH-Marçal de Souza, RECID-MS, Marcha Mundial de Mulheres, MST, Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, Comitê Pró Tribunal Popular em MS, CRJP, Ong AZUL, UNMP, PSTU, Renap e organizações sindicais.
Durante o Ato foi feita a entrega de material para a população ressaltando as questões que afetam actualmente os povos indígenas de MS, uma das piores realidades de negação de direitos de todo Brasil, manifestando que a omissão e falta de vontade politica do Estado brasileiro em demarcar as terras indígenas vem causando problemas internos gravíssimos de sustentabilidade, violência e organização social.
Artistas de Campo Grande também participaram do Ato, sendo apresentado pelo Grupo Teatral Maracangalha uma cena da peça “Tekohá” que aborda a história do líder Guarani Marçal de Souza, assassinado em 1983, e sua militância na luta pela terra e por reconhecimento de direitos dos povos indígenas de MS.
Também estiveram presentes os parlamentares, Deputado Estadual Pedro Kemp (PT) e Deputado Federal Vander Loubert (PT), assim como o Presidente regional do PT e representantes da bancada do partido na assembléia legislativa de MS.
Fonte: PT Campo Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário