sexta-feira, 10 de junho de 2011

Região do Mato Grosso do Sul é contemplada com recursos para o Projovem


Por meio da articulação entre o senador Delcídio do Amaral (PT), o deputado Paulo Duarte (PT) e o prefeito de Corumbá Ruiter Cunha (PT), será liberado o montante aproximado de R$ 2 milhões para viabilização do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), em Corumbá. Os recursos são suficientes para disponibilizar mil vagas para a profissionalização de jovens entre 18 e 29 anos. Esta será a segunda turma do Projovem no município.

Articulação

Indicação apresentada, no mês de abril, pelo deputado Paulo Duarte, solicitou apoio do senador Delcídio do Amaral na liberação dos recursos para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Trabalhador. O senador assegurou que Corumbá seria contemplada, com recursos federais, para investimentos no Programa Projovem, no exercício de 2011 e obteve a promessa do Ministro do Emprego e Trabalho, Carlos Lupi, durante audiência realizada ainda no mês de abril.

Projovem

Por meio do Projovem, a expectativa da administração corumbaense é atender, este ano, pelo menos mil jovens, por meio dos cursos de qualificação social e profissional. O Projovem trabalhador oferece condições para elevação escolar, inserção no mercado de trabalho e combate à pobreza.

O programa é subdividido em duas áreas: qualificação social, que busca inserir o jovem na condição de cidadão, ensinando direitos e deveres, fazendo com que ele busque o seu espaço na sociedade; e qualidade profissional, onde são aprendidos os ofícios que utilizarão no mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes são todos certificados.

Como incentivo, durante os seis meses de duração do Programa, os alunos recebem auxílio financeiro mensal de R$ 100,00, alimentação diária nos intervalos das aulas e vale-transporte. Além disso, os alunos que concluírem o curso com conceito satisfatório poderão ser inseridos no mercado de trabalho.

Em 2009, o programa atendeu jovens com idade entre 18 e 29 anos, por meio de um processo iniciado agosto de 2009, com a inscrição de 2.113 pessoas. Desse total, 1.268 foram selecionadas e 1 mil matriculados. Os cursos de profissionalização foram realizados nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida, com 269 concluintes; Turismo e Hospitalidade, com 231; Telemática, com 220; e Construção e Reparos, com 108 pessoas capacitadas.

Fonte: Site do deputado Paulo Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário